Casarão modernista vira novo espaço de arte em SP

Por SILAS MARTÍ

Uma casa modernista desenhada pelo arquiteto Gian Carlo Gasperini em 1960 vai se transformar neste mês no mais novo espaço para a arte contemporânea em São Paulo. Idealizado pelo advogado Ricardo Kugelmas, que acaba de voltar à cidade depois de uma década trabalhando para o artista Francesco Clemente em Nova York, o Auroras pretende realizar projetos de artistas que não cabem nas galerias e museus da cidade. Obras poderão se espalhar pelos cômodos da casa na Cidade Jardim e ocupar até a piscina vazia.

plastico_auroras2

Aperto O Instituto de Cultura Contemporânea, mais conhecido como Icco, organização por trás de alguns dos mais ambiciosos projetos no cenário artístico do país, como a recém-encerrada retrospectiva de Augusto de Campos no Sesc Pompeia, acaba de demitir toda a sua cúpula administrativa.

Aperto 2 Regina Pinho de Almeida, colecionadora que fundou o instituto, lamenta que a situação “perversa” do país não deixou alternativa. Ela diz que o Icco continua a realizar projetos depois de uma mudança de “método gerencial”, mas vai terceirizar a execução. Ainda está nos planos, por exemplo, a reedição da revista de poesia concreta “Noigrandes”.

plastico_duque

Tarda e falha Mais de um ano depois de acusar a grife Dolce & Gabbana de copiar os fones de ouvido com pérolas que criou para suas fotografias, a artista colombiana Adriana Duque disse à coluna, sem detalhar o acordo extrajudicial com a marca, que “a justiça não é suficiente”. Pessoas próximas à negociação afirmam que ela não recebeu nenhum centavo dos italianos. A grife não comenta.

plastico_jaqueline

Casa nova A galeria Jaqueline Martins sai de Pinheiros e se muda em setembro para um espaço cinco vezes maior na Santa Cecília. O projeto arquitetônico é da Tacoa, firma de Fernando Falcon e Rodrigo Cerviño, os mesmos do pavilhão de Adriana Varejão, no Instituto Inhotim.

plastico_flemming

Alex Flemming Lembrado pelos rostos de anônimos que estampou nas vidraças da estação Sumaré do metrô de SP, o artista terá a maior mostra de sua carreira, com mais de cem obras, a partir de 13 de agosto no MAC.