Hans Ulrich Obrist fará novas entrevistas para livro que destaca personalidades da arte brasileira

Por SILAS MARTÍ

Hans Ulrich Obrist, curador das Serpentine Galleries de Londres e um dos nomes mais influentes da cena global, vai aproveitar a vinda a São Paulo para ver a Bienal, que começa na semana que vem, e bater papo com uma série de artistas, entre eles Frans Krajcberg, escalado para a mostra no Ibirapuera, Rivane Neuenschwander e Paulo Bruscky, que agora expõe na galeria Nara Roesler, no Rio.

“Quero muito fazer uma entrevista com o Bruscky, essa é a mais importante das que marcamos”, diz Obrist. “Estou fascinado pelo seu trabalho.”

Esses diálogos farão parte de seu próximo livro, “Entrevistas Brasileiras”, que sai pela Cobogó no início do ano que vem. O volume reúne ainda uma série de entrevistas já realizadas por Obrist mas ainda não publicadas, como conversas com o rapper Criolo, o antropólogo Eduardo Viveiros de Castro e os artistas Jac Leirner e Waltercio Caldas.

Também estarão no livro diálogos com nomes centrais do pensamento estético do país que já apareceram em publicações passadas, entre elas Augusto de Campos, Oscar Niemeyer, Caetano Veloso, Cildo Meireles, Lygia Pape e José Celso Martinez Corrêa.

plastico_monteiro
Arte vertical Este é o projeto de jardim que Paulo Monteiro deve criar na empena cega do edifício Bonfim, no Minhocão, como mais novo nome do Movimento 90º.

Barraco de feira Lourival Cuquinha foi de vermelho, com um letreiro de LED que piscava “Fora, Temer!”, à abertura da SP-Arte/Foto na semana passada, mas foi repreendido por um dos diretores da feira.

Segundo o artista, Felipe Feitosa disse que o protesto conflitava com a visão do patrocinador Credit Suisse. Em nota, a direção da SP-Arte/Foto disse que “pediu para que o artista contivesse o tom do protesto”.

Procurado, o Credit Suisse disse que “desconhece os fatos”, mas “reconhece o direito de manifestação e nunca autorizou funcionários ou parceiros a utilizar o nome do banco para reprimir qualquer protesto”.

plastico_barsotti

Hércules Barsotti Depois de Antonio Maluf, a galeria Frente segue com sua série de exposições de mestres da abstração geométrica e abre uma mostra do neoconcretista no dia 3 de setembro.