Marca do MinC ‘inspirada’ em Tarsila e feita para as redes sociais irrita herdeira da modernista

Por SILAS MARTÍ

Tarsilinha do Amaral, sobrinha-neta da modernista, não gostou nem um pouco da “homenagem à primavera” que o Ministério da Cultura fez usando a tela “Manacá” da artista em seu perfil no Facebook.

plastico_minc2

“Não pediram autorização para mim e modificaram a obra”, diz Amaral, que acionou sua advogada para tratar com o MinC. “Isso tinha que passar pelo meu crivo. Eles têm que pedir autorização.”

De acordo o MinC, a ideia foi “inspirada” na artista, mas a marca poderia ser removida caso desagradasse a herdeira.

Último minuto Faltando um dia para a abertura da  ArtRio, feira que acontece nesta semana no Píer Mauá, galeristas reclamam que os estandes ainda estavam sendo pintados.

Turbulência Depois de perder as maiores galerias do mundo —Gagosian, White Cube, Pace e Hauser & Wirth—, a ArtRio também pode perder alguns pesos pesados do país. Galeristas do primeiro time em São Paulo já discutem não ir ao evento carioca no ano que vem.

Turbulência 2 Marchands temem a proximidade com outras feiras, como a Frieze, de Londres, e acreditam que a economia do país talvez não sustente mais duas grandes feiras.

plastico_bardi2

Joia rara Roubado há 30 anos de sua Casa de Vidro, um colar de ouro branco e águas-marinhas criado por Lina Bo Bardi foi refeito pela joalheria Talento a partir de um retrato da arquiteta. Dois deles, em que as pedras azuis foram substituídas por ametistas cor de lavanda, já foram vendidos, cada um por R$ 240 mil.

Joia rara 2 Já a versão da peça feita com águas-marinhas, que ainda não encontrou  compradores, vale R$ 415 mil.

De mudança Designers do coletivo europeu Hillsideout já estão em São Paulo para uma primeira residência artística de design na cidade. Eles farão peças para a Firma Casa.

plastico_grecu

Olho Video Art Cinema A Cinemateca recebe nesta semana a mostra em que vídeos de artistas são projetados no cinema. Há obras de Letícia Ramos, Mihai Grecu, Anri Sala
e Yael Bartana, entre outros.