Fica pronta a pele de vidro do Museu Judaico de SP

Por SILAS MARTÍ

Está pronta a fachada transparente do futuro Museu Judaico de São Paulo, na avenida Nove de Julho. O pavilhão integrado a uma sinagoga, no centro, será inaugurado na segunda metade do ano que vem, mas em novembro uma intervenção das artistas Eva Castiel e Fanny Feigenson, do lado de fora do prédio desenhado pela firma Botti Rubin Arquitetos, deve dar uma ideia de como o espaço funcionará.

Uma nova identidade visual da instituição também será criada pela Tuut, a mesma agência do Museu do Amanhã.

Sem documento A equipe do Instituto Maurício Nogueira Lima acaba de confirmar que não emitiu nenhum certificado de autenticidade para as duas telas do pintor pop que estavam à venda no estande da Graphos na última ArtRio. A informação vem depois que as famílias de Antônio Maluf e Ubi Bava, também supostos autores de obras na mesma galeria, disseram não reconhecer suas peças.

Sem documento 2 Essa é mais uma camada de dúvida sobre os trabalhos suspeitos. Duarte, que foi denunciado por galeristas à direção da feira carioca e vinha se recusando a dar detalhes sobre a procedência das obras, não foi encontrado até a conclusão desta edição.

Paço de tartaruga Está quase paralisada a transição do Paço das Artes para as garagens do Museu de Saúde Pública Emílio Ribas, no Bom Retiro. O museu que ficava na Cidade Universitária e foi despejado neste ano para dar lugar a uma fábrica de vacinas deveria migrar para o endereço no centro, mas, desde que Marcelo Araújo, ex-secretário estadual da Cultura, foi para o Instituto Brasileiro de Museus, órgão do MinC, o processo está em banho-maria.

Veraneio A terceira edição da feira Este Arte, que acontece em janeiro no balneário uruguaio de Punta del Este, tem novo endereço. Será num novo centro de convenções desenhado pelo arquiteto Carlos Ott.

plastico_zum

Zum A nova edição da revista de fotografia será lançada nesta semana no Valongo Festival Internacional da Imagem, em Santos, e traz na capa a obra da sul-africana Zanele Muholi.