Feira ArtBO lidera semana da arte em Bogotá com uma presença recorde de galerias brasileiras

Por SILAS MARTÍ

Na ressaca da Fiac, em Paris, galeristas do mundo todo fazem as malas para a 12ª edição da ArtBO, feira de arte que chacoalha Bogotá nesta semana. O evento na capital colombiana tem neste ano uma presença recorde de casas brasileiras —as paulistanas Blau Projects, Eduardo Fernandes, Fortes Vilaça, Jaqueline Martins, Luisa Strina, Raquel Arnaud e Vermelho, além da carioca Athena Contemporânea, terão espaços ali. Entre as colombianas, destaque para a Instituto de Visión, que emplacou três de seus artistas —Alicia Barney, Carlos Motta e Carolina Caycedo— na atual Bienal de São Paulo.

Poderosos Acaba de sair a edição deste ano da “Power 100”, lista feita pela revista “ArtReview” dos cem mais poderosos do mundo da arte. O Brasil, que tinha três posições no ranking no ano passado, perdeu uma delas —Adriano Pedrosa, curador do Masp, está fora da lista. Luisa Strina, a mais influente galerista do país, caiu dois pontos em relação a 2015 e foi da 55ª para a 57ª posição. No caminho inverso, os sócios da galeria paulistana Mendes Wood DM, que abre em breve uma filial em Nova York, subiram do 93º lugar para o 91º.

plastico_casa5

Masp escaneado O arquiteto especializado em restauro Silvio Oksman, da firma Metrópole, está desenvolvendo um projeto para a conservação do Masp que envolve escaneamento a laser do prédio desenhado por Lina Bo Bardi. A ideia é fazer o mesmo já em andamento com sua Casa de Vidro e com a FAU, de Vilanova Artigas.

plastico_doria

Não ao Minhocão A artista plástica Bia Doria recusou convite da Associação Parque Minhocão para conhecer o elevado. A futura primeira-dama havia dito em entrevista à Folha não saber a função da estrutura.

Troca Luiz Roque deixou a Bolsa de Arte e agora é representado pela Mendes Wood DM.

plastico_oliveira

Parte A feira de arte com obras a preços mais acessíveis vai de 2 a 6 de novembro no Clube A Hebraica, reunindo 38 galerias. Obras de Eder Oliveira estarão à venda na galeria Periscópio.