Alex Flemming retrata anônimos para estampar fachada de vidro da Biblioteca Mário de Andrade

Por SILAS MARTÍ

No início de dezembro, a fachada de vidro da Biblioteca Mário de Andrade vai ganhar uma nova cara, ou melhor, novas caras. O artista Alex Flemming fotografou frequentadores anônimos do lugar. Seus rostos foram estampados em enormes chapas de vidro que passarão a integrar a entrada da biblioteca, como acontece na obra do mesmo artista na estação Sumaré do metrô. Flemming diz ter tentado montar um “espelho da cidade” com seus retratados, entre eles “negros, mestiços, japoneses, homens de gravata e manos”.

Acervo Preso pela operação Lava Jato, o engenheiro Zwi Skornicki vai entregar à Justiça um acervo com obras de artistas de peso como Anna Maria Maiolino, Carlos Vergara, Cícero Dias, Daniel Senise, Miguel Rio Branco e Vik Muniz.

Acervo 2 Há ainda serigrafias atribuídas a Salvador Dalí e, no outro extremo da coleção, trabalhos de Romero Britto.

plastico_doria2

Acervo 3 Artista favorito da família do prefeito eleito João Doria, Britto, aliás, pode entrar para a coleção de arte oficial da cidade com a doação ao tucano de uma tela retratando São Paulo. Sua obra vai figurar ao lado de peças de Tarsila do Amaral, Anita Malfatti e Victor Brecheret.

plastico_pavlov2

DR no museu O artista russo Fyodor Pavlov-Andreevich, que já posou como modelo vivo para o público do MAM, faz neste fim de semana performance em que visitantes poderão sentar para falar sobre arte com educadores do museu.

plastico_zaatari3

Mostra vira livro Depois de sua primeira retrospectiva no país, o libanês Akram Zaatari tem sua exposição no Galpão VB analisada num livro que será lançado neste fim de semana. No volume, está uma entrevista que ele deu ao crítico Moacir dos Anjos, entre outros textos.

plastico_bruscky2

Nova retrô Paulo Bruscky abre uma grande mostra repassando toda a sua carreira no dia 30, na Caixa Cultural, no Recife.

plastico_berliner

Eduardo Berliner Quatro anos depois de sua elogiada estreia na Bienal de São Paulo, o artista Eduardo Berliner abre em 5 de novembro nova mostra individual na Casa Triângulo.