Nam June Paik terá retrospectiva no Rio em 2017

Por SILAS MARTÍ

Mesmo com a crise financeira que atinge a Oi, seu centro cultural no Rio, o Oi Futuro, planeja uma retrospectiva do artista sul-coreano Nam June Paik para o segundo semestre do ano que vem. Pioneiro da videoarte, ele foi um dos nomes centrais do pensamento estético aliado à tecnologia de ponta de sua época, os anos 1960, além de ter influenciado de forma decisiva a linguagem dos videoclipes.

Na mostra do espaço no Flamengo, no Rio, haverá 13 trabalhos, entre eles vídeos, instalações e até alguns robôs desenvolvidos pelo artista.

Exportação Galerias brasileiras vêm tendo presença recorde nas feiras internacionais. Enquanto a Art Basel Miami Beach, em duas semanas, recebe 16 casas do país, o braço da mesma feira em Hong Kong, em março, terá seis delas —além de Casa Triângulo, Mendes Wood DM e Nara Roesler, que retornam, estreiam ali Athena Contemporânea, Bergamin & Gomide e Fortes, D’Aloia & Gabriel.

Exportação 2 Na Art Basel, em junho de 2017 em Basileia, a Bergamin & Gomide dedicará seu estande a Hélio Oiticica.

Ponte aérea Bia Doria leiloa nesta terça uma obra para a Fazenda Nova Canaã, projeto criado por Marcelo Crivella.

plastico_vieira2

Cinético Tuca Vieira clicou obras de Carlos Cruz-Diez, em Caracas, para a última edição da “Architecture d’Aujourd’hui”.

plastico_vezzoli

Brasília-Hollywood Francesco Vezzoli, artista italiano famoso por usar celebridades do cinema em suas obras agora em retrospectiva na Oca, vai desenvolver um livro sobre seu trabalho em relação à arquitetura de Oscar Niemeyer.

Brasília-Hollywood 2 A publicação é uma parceria da revista de arquitetura “Pin-Up”, de Nova York, e a Cobogó.

plastico_wombly

Quarentão O Pompidou, em Paris, dá início às comemorações de seus 40 anos com uma retrospectiva de Cy Twombly, que começa neste fim de semana. Será a maior mostra do pintor americano já realizada até hoje, com 140 trabalhos de todas as fases de sua carreira.

plastico_barros

Coleção Museu da Casa Brasileira – Novas Doações Ícones do design brasileiro moderno, como esta cadeira de Geraldo de Barros, são os destaques da mostra da coleção permanente do museu, que entra em cartaz no dia 24.