Mítica escola alemã, Bauhaus terá filial em Miami

Por SILAS MARTÍ

Influência decisiva por trás da arquitetura art déco de Miami, a Bauhaus, mítica escola alemã de design, vai abrir uma filial no balneário americano. A parceria com a Mana Contemporary, gigante imobiliária do israelense Moishe Mana, será anunciada em abril, enquanto a nova sede deve ser construída ao longo dos próximos anos no bairro de Wynwood, famoso por sua arte de rua. Em tempo, um novo museu da Bauhaus, desenho da firma espanhola Gonzalez Hinz Zabala, abre em 2019, o ano do centenário da escola.

Tchau Miguel Gutierrez, diretor administrativo e financeiro do Masp, está deixando seu cargo. Ele não terá um substituto, e suas funções serão redistribuídas entre outros diretores.

Tchau 2 Gutierrez, que era da Pinacoteca, teve alguns atritos com outros integrantes da cúpula do museu e seguia um modelo de gestão que não agradou uma parte da instituição presidida por Heitor Martins.

Tchau 3 Ele sai, no entanto, deixando em ordem as finanças do Masp, que tem orçamento de R$ 38 milhões neste ano. “O museu nunca teve uma situação financeira tão tranquila”, diz Gutierrez. “Não tem problema. Conversamos numa boa.”