Laura Lima constrói piscina para mostra em Milão

Por SILAS MARTÍ

Laura Lima está construindo uma piscina no topo de uma torre para a mostra que abre em junho na Fundação Prada, em Milão. No antigo complexo industrial transformado em museu, a instalação monumental vai ocupar o que antes era uma cisterna, daí a ideia de trabalhar com água.

Quem entra na galeria não vê nada do que acontece lá em cima, mas ouve os mergulhos dos banhistas —cerca de 20 performers. Ela vai treinar um grupo deles no Rio, onde vive, antes de estrear sua primeira individual na Itália.

Fim do sigilo Entra em vigor dias antes da SP-Arte, que começa em 5 de abril, nova exigência do governo. Ela obriga galeristas a manter um histórico de todas as vendas que realizam e a informar as autoridades caso algum pagamento acima de R$ 10 mil tenha sido em dinheiro.

Fim do sigilo 2 A medida do Iphan, que visa combater a lavagem de dinheiro por meio do mercado da arte, assustou alguns galeristas, avessos a dar detalhes de suas operações.

Fim do sigilo 3 Pierre Moreau, advogado especializado em artes visuais, conta que seus clientes reclamam que um prazo maior para se adequar às novas normas era necessário.

Tchau Luis Pérez-Oramas anunciou que está deixando o cargo de curador de arte latino-americana do MoMA, em Nova York, depois de 14 anos.

Tchau 2 Nas redes sociais, ele publicou um artigo comentando a saída do museu, acrescentando que a arte contemporânea “perdeu sua ambição”. O MoMA ainda não anunciou um substituto para a posição.

Oi Marcelo Rezende, que comandava o Museu de Arte Moderna da Bahia, em Salvador, passa a dirigir o Staatliche Kunstsammlungen, de Dresden.

Oi 2 A galeria Zipper agora representa Mário Ramiro, famoso pela atuação no grupo 3Nós3.

Sonia Andrade Destaque da última Bienal de São Paulo, a pioneira da videoarte Sonia Andrade, abre sua primeira mostra numa galeria comercial —dia 30, na Marcelo Guarnieri.