Perfil

15029415

Silas Martí é repórter de artes plásticas, arquitetura e design do caderno “Ilustrada” desde 2007.

Jornalista pela Universidade de São Paulo e especialista em curadoria e crítica de arte pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, também é mestre em arquitetura e urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, onde desenvolveu uma pesquisa sobre a influência da estética de ruínas urbanas sobre a arte contemporânea, a vida noturna e a cultura pop em cidades como São Paulo e Detroit.

Estudou história da arte na Università degli Studi di Genova, na Itália, e se especializou na cobertura do mercado da arte contemporânea no Sotheby’s Institute of Art, em Nova York. Em 2015, venceu a bolsa Knight-Wallace Fellows da Universidade de Michigan, pela qual pesquisou em Detroit o quadro de falência urbanística que arrasou a antiga capital do automóvel. Também recebeu o prêmio Antônio Bento da Associação Brasileira de Críticos de Arte por difusão das artes visuais na mídia.

É colaborador de publicações nacionais e estrangeiras, como “The Art Newspaper”, “Frieze”, “Artforum”, “Art Agenda”, “ArtReview”, “Artsy”, “Arquitetura e Urbanismo”,  “Aperture”, “GQ”, “Vogue”, “Harper’s Bazaar”, “ffwMAG!” e “Arte! Brasileiros”.