Patrocinadores rejeitam suposto pênis em livro
Há duas versões secretas do novo livro sobre o artista Antonio Dias. Enquanto nas livrarias a edição tem uma cruz branca na capa, outra leva de volumes chegou aos patrocinadores estampada com um coração vermelho. Uma terceira versão é toda nesse tom.
Dias afirma que a consultoria McKinsey & Company, que bancou parte do projeto, encomendou uma versão sem o que parecia ser um pênis na cruz.
“Eles acharam que podia ter uma alusão sexual, e aí nós substituímos o trabalho”, conta Dias. “Mas não tem nenhum aspecto de pênis, à parte que é redondinho.” A McKinsey não se manifestou.
Mais pudor Um membro da equipe do governo paulista que organiza o Diversa Fest, festival de cultura LGBT nesta semana, recomendou que o artista Francisco Hurtz, conhecido por desenhar e pintar homens nus, evitasse o assunto nas obras que levaria ao MIS.
Mais pudor 2 O galerista de Hurtz, Tato DiLascio, havia visitado o museu com os organizadores e disse ao artista que seria preciso amenizar o tom. Hurtz postou um ataque ao MIS nas redes sociais criticando uma possível censura, depois voltou atrás e disse que houve um “desentendimento”.
Mais pudor 3 A pessoa da equipe negou ser contra a nudez, alegou falta de espaço no museu e disse que levará a mostra para outro lugar.
Oiticica Depois de Mira Schendel e Lygia Pape, a galeria suíça Hauser & Wirth negocia para representar o espólio de Hélio Oiticica no exterior.
Ao cubo A retrospectiva de Picasso, no Instituto Tomie Ohtake, recebeu 4.500 pessoas na abertura para o público. Bateu Dalí, no mesmo museu, que levou 4.304 pessoas à inauguração, mas não Frida Kahlo, com 5.590.
Expansão Estreando agora em Lisboa, a feira espanhola Arco abre nesta semana com cinco galerias do Brasil —Baró, Jaqueline Martins, Luciana Brito, Luisa Strina e Vermelho. Elas apostam na recuperação da economia portuguesa.
‘Permanências e Destruições’ Uma das melhores mostras do ano passado terá uma segunda edição em junho. A exposição levará obras a espaços em ruínas ou que foram demolidos no Rio para a chegada da Olimpíada. Entre eles, está uma torre hoje abandonada desenhada por Lucio Costa e Niemeyer na Barra da Tijuca.