Herdeiros de Lygia Pape veem plágio em comercial
Herdeiros da artista Lygia Pape estudam processar uma escola de inglês por plágio.
No novo comercial da rede de ensino Britannia, a atriz Giovanna Antonelli caminha entre fios de plástico esticados do chão ao teto, cenário que os diretores de arte da campanha compararam a uma teia.
Quando viram o anúncio, representantes de Pape associaram o labirinto azul e vermelho à obra “Tteia”, que a artista criou no fim da vida —a obra é também uma sucessão de fios que atravessam o ambiente, dando a sensação de uma tempestade de linhas, só que douradas em vez das cores da bandeira britânica.
Sílvia Gandelman, advogada dos herdeiros, enviou uma notificação à Britannia, afirmando que o cenário é “muito parecido” com a instalação hoje em exposição no Instituto Inhotim, em Minas Gerais.
“Isso não foi referência para a gente”, diz Renata Neves, diretora de marketing da Britannia. “O tema da teia é bem amplo. Não pode ser propriedade de uma única pessoa.”
Caro prefeito Em desabafo ao atual ou futuro prefeito de São Paulo, o fotógrafo Cristiano Mascaro, um dos maiores retratistas da metrópole, lamenta a falta de segurança nas ruas da cidade e a “truculência da polícia e sua falta de noção do que coibir ou proteger”. Também conta que não dorme à noite sem saber que os filhos, mesmo já adultos, estão em casa e pede mais atenção à educação, para evitar gerações de “analfabetos funcionais”.
Mascaro é um dos 20 artistas, arquitetos e urbanistas que escreveram mensagens ao político que comandar a cidade para a mostra “Cartas ao Prefeito”, que começa em 30 de julho, já em clima de campanha, no Pivô.
Mario Cravo Neto Fotografias inéditas, coloridas e em preto e branco, realizadas pelo artista morto há sete anos serão alvo de uma mostra que começa no dia 30 na galeria Marcelo Guarnieri, em São Paulo.